quinta-feira, 5 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para Apoio ao Desenvolvimento das Pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento das pessoas com TGD apresento abaixo algumas sugestões que podem favorecer a ampliação das formas de comunicação, do comportamento e das trocas essenciais à interação social que acontece na escola.

Atividade 1 – Painel de Grafismo

  • Destina-se a todas as pessoas que estão em processo de desenvolvimento da coordenação motora fina, pois estimula o uso dos movimentos dissociados dos dedos da mão preparando a pessoa para a escrita. Indicado para as pessoas com TGD de todas as idades.
  • Pode ser utilizado na sala de aula de aula regular durante o desenvolvimento das atividades propostas no plano de AEE e também no ambiente familiar.
  • Descrição da atividade:

O painel para grafismo tem formas vazadas diferenciadas (pré-requisitos para a escrita) que podem ser exploradas tanto com os dedos quanto com materiais que permitam seu contorno, como canetas, pincéis e palitos de picolé, dentre outros .
  • Intervenções o professor do AEE

O professor do AEE poderá utilizar o painel para grafismo com objetos da rotina escolar, como lápis de cor com um papel embaixo do painel para que ao concluir os campos do grafismo sugeridos no painel, o aluno possa visualizar sua produção e avanços da coordenação motora fina.

Atividade 2 – Texturas para os pés


  • Destina-se a todas as pessoas que estão em processo de apropriação de potencialidades relacionadas à sensações, ampliando os sentidos. Estimula a pessoa para conhecer novas texturas em pessoas que costumam manter-se sentadas, usando a palma dos pés para promover sensações de texturas diferenciadas. Indicado para as crianças maiores com TGD.
  • Pode ser utilizado na sala de aula regular durante o desenvolvimento das atividades propostas no plano de AEE, na SRM, na biblioteca, quando associada à atividade de leitura realizada e também nas aulas de artes.
  • Descrição da atividade:

As texturas para pés ampliam as sensações das pessoas com TGD nos pés, podendo ser associada a produção de cartazes educativos com pesquisa para saber onde se encontra a textura indicada.
  • Intervenções o professor do AEE

O professor do AEE pode utilizar as texturas para pés ao iniciar abordagens sobre as texturas com temáticas do interesse do aluno, partindo do que ele demonstra gostar para analisar diversas situações, como por exemplo, o piso da quadra, a terra da horta, as texturas dos alimentos, dentre outras. O importante é que o molde dos pés seja feito a partir do pé do aluno que estiver participando da atividade.

Atividade 3 – Cruzada ampliada


  • Destina-se a todas as pessoas que estão em processo de desenvolvimento das potencialidades da escrita, utilizando alfabeto móvel com letras em tamanho ampliado e em cores fortes. Pode ser usada com palavras com inicial idêntica e com toda a turma, possibilitando facilidade na interação entre a pessoa com TGD e os demais colegas de sala. Indicado para as pessoas com TGD em processo de desenvolvimento da escrita.
  • Pode ser utilizado na sala de aula regular com a professora regente de sala, com a professora de AEE na sala de aula regular e na SEM durante o desenvolvimento das atividades propostas no plano de AEE, na biblioteca, quando associada à atividade de leitura.
  • Descrição da atividade:

É uma palavra cruzada ampliada em papel madeira, com imagens selecionadas previamente e letras móveis em plástico colorido. A atividade é estimulante, com imagens relacionadas à temática abordada durante as aulas e pode possibilitar uma nova oportunidade para a aprendizagem acontecer.
  • Intervenções o professor do AEE

O professor do AEE pode utilizar a palavra cruzada na sala de SRM antecipando as informações que serão trabalhadas na sala de aula regular, inclusive entregando as letras de cada palavra para que a pessoa com TGD coloque as letras na ordem correta.

Atividade 4 – Aramado com bolinha de madeira


  • Destina-se a todas as pessoas com TGD que têm dificuldade para concluir atividades, possibilitando situações de ampliação da autoestima, de desenvolvimento da coordenação motora em situações diversificadas em uma mesma atividade. Estimula a pessoa a desenvolver movimentos com as mãos, mantendo a atenção e concentração. Indicado para as crianças com TGD.
  • Pode ser utilizado na SRM durante o desenvolvimento das atividades propostas no plano de AEE, na SRM, e na biblioteca. Não é indicada para sala de aula regular por chamar a atenção de toda a turma e ser um recurso de tamanho médio e cores fortes.
  • Descrição da atividade:

O aramado com bolinhas de madeira possibilita o desenvolvimento de potencialidades para concluir atividades, amplia a coordenação motora, desperta o foco de atenção pelas cores fortes e pode ser usado por crianças com TGD sem restrição de idade.
  • Intervenções o professor do AEE

O professor do AEE pode utilizar o aramado com bolinhas de madeira para possibilitar atividades conclusivas, que chamam a atenção e ampliam a concentração.

Atividade 5 – Cartela com letras do alfabeto


  • Destina-se a todas as pessoas com TGD que estão no processo de identificação das letras do alfabeto, oportunizando o manuseio das letras com prendedores que devem ser associadas as letras que estão fixas na cartela. Estimula a pessoa a desenvolver movimentos com as mãos, mantendo a atenção e concentração. Indicado para as pessoas com TGD.
  • Pode ser utilizado na sala de aula regular, sendo construído para toda a turma e com todos os alunos, na SRM durante o desenvolvimento das atividades propostas no plano de AEE e na biblioteca. É uma atividade que pode ser usada durante o ano letivo todo com todos os alunos.
  • Descrição da atividade:

A cartela pode ser construída a partir de um prato tamanho grande de papelão, revestido com cartolina colorida e letras impressas para colagem em todo diâmetro da circunferência. As outras letras devem ser fixadas em prendedores de roupa e todos os alunos podem construir a cartela.
  • Intervenções o professor do AEE

O professor do AEE pode utilizar a cartela com letras do alfabeto para associação letra-imagem facilitando a aprendizagem das iniciais das palavras e a identificação das letras do alfabeto.


9 comentários:

  1. Olá Auristela, suas sugestões foram inovadoras. A ludicidade é uma ferramenta facilitadora da aprendizagem, principalmente da interação social para os alunos com TEA, pois jogando ou brincando desperta o pleno desenvolvimento infantil, como também desperta e motiva o professor da sala de aula regular e a da sala de recurso multifuncional a conscientização de que seu papel frente a prática educativa é essencial, pois toda e qualquer inovação perpassa por suas atitudes.

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  2. Muito bom Auristela, sua postagem sobre Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia para Apoio ao Desenvolvimento das Pessoas com Transtorno Global do Desenvolvimento - TGD. A ludicidade faz parte para apoiar o desenvolvimento de nossos alunos com TGD. Parabéns! Cristiane de Carvalho Costa

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  3. Olá Auristela, amei suas sugestões, pois elas são simples e inovadoras, as mesmas são atividades lúdicas e simples para confeccioná-las, podendo ser usadas tanto na sala de aula regular como na sala do AEE. PARABÉNS...

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  4. Parabéns Auristela,

    Sabemos que os déficits na comunicação e na interação social são caracteristicas da pessoa com TEA , e portanto precisam ser trabalhados na escola que a criança possa se desenvolver . Você contemplou essas duas áreas nas atividades que você sugere para o trabalho com as crianças comTEA, uma vez que podem ser realizadas na sala de aula e com toda a turma , promovendo com isso a interação da criança com esse transtorno e os colegas de sala.

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  5. Muito bem Auristela, percebe-se a riqueza de sua pesquisa pela apresentação de diversos recursos de baixa tecnologia que estão acessíveis à realidade de nossas escolas. Abraços, Sandra

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  6. Excelente Auristela. Você mostrou vários recursos interessantes que podem ser trabalhados com os alunos com TEA. Sua pesquisa foi realmente muito rica, podendo ser utilizada tanto na sala de recursos multifuncionais como na sala de aula regular.

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  7. Excelente trabalho colega Auristela, os recursos apresentados facilitarão a compreensão e a participação dos alunos nas atividades desenvolvidas em sala de aula, Certamente esses recursos e estratégias vão colaborar com a inclusão e sucesso escolar do aluno, ajudando-o a vencer as barreiras encontradas ao tentarem realizar suas tarefas no cotidiano.

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  8. O que mais me chamou atenção, são atividades utilizadas com maior praticidade e na sua maioria em sala de aula regular, pois ainda existe uma carência enorme dessas metodologias inovadoras que venham beneficiar não apenas o aluno com autismo mas sim todo o público em sala de aula regular.
    Parabéns! Excelente conribuição.
    Socorro Caetano

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  9. Parabéns pelas atividades sugeridas.São práticas e favorecerá os alunos com Tea inseridos na sala regular, quanto na sala de Recursos.

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